24 setembro 2015

Resenha - A Culpa é das Estrelas



Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green 
Editora: Intrínseca, 2012. 286 páginas.
Comprar: Submarino, Amazon, Livraria da Folha

















Sinopse 

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.



Difícil fazer resenha de um livro muito adorado pela galera, ainda mais depois do lançamento do filme. Vou tentar passar minha opinião, mas não briguem comigo se não gostarem.

A Culpa é das Estrelas é narrado por Hazel Grace Lancaster, com câncer na tireoide inicialmente, depois teve seus pulmões afetados pela doença.  Sua mãe a faz ir em um grupo de apoio aos afetados pelo câncer, lugar em que ela não quer muito ir, mas é onde acaba conhecendo Augustus Waters.

O livro é bem fininho, mas consegue contemplar a história perfeitamente. Tudo é muito bem contado. 

Confesso que não gostei muito da Hazel do livro. Ela é rabugenta. Tá certo que ela tem todos os motivos do mundo para ser, mesmo assim acabei não simpatizando muito com ela. 

Já Augustus é um doce de criatura. Charmoso, bonito, inteligente. Estava no grupo por ter tido osteossarcoma, câncer ósseo, mas naquele momento ele estava em remissão. Ela precisava de um milagre para sobreviver à doença. 

Os dois começam com uma amizade muito bonita e que acaba evoluindo para algo mais. 

Como já assisti ao filme preciso fazer um paralelo. Adorei a atuação de Shailene Woodley no papel de Hazel Grace Lancaster e de Ansel Elgort como Augustus Waters. Os dois ficaram muito bem juntos. Conseguiram transmitir toda a beleza do livro, com muito mais emoção.





O filme, em minha opinião, foi muito melhor que o livro, coisa rara de acontecer. Os atores eram muito bons, não mudaram a história, e a personagem era muito mais simpática. 

Me emocionei com o livro, mas chorei litros com o filme. 

É um livro que eu recomendo, mas somente leia quando estiver com um estado de espírito tranquilo, porque ele pode te deixar mais pra baixo, é muito depressivo.


Beijos

:-Deise

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Estou curiosa para ler esse livro, mas sem pressa... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra ter pressa, né? Muita coisa pra ler nessa vida, kkk. Mas enquanto não lê, vai assistindo o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir