05 agosto 2015

Resenha O Teste


Título: O Teste
Autora: Joelle Charbonneau 
Editora: Única, 2014. 318 páginas.
Comprar: Submarino, Extra, Ponto Frio


Sinopse:

No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.

Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?“



Livro narrado em primeira pessoa. 

A história é uma distopia. Nela há um mundo pós guerra todo destruído, onde o remanescente tenta reconstruí-lo. Atualmente o país é dividido em 18 Colônias e a personagem principal é da Colônia Cinco Lagos. 

Os melhores estudantes das colônias são enviados para participar de um teste, sendo que os melhores no teste são enviados para fazer faculdade e depois enviados para as colônias que mais precisarem de seus conhecimentos. 

Malencia ou Cia, (confesso que li metade do livro como melancia) é escolhida para participar do teste e fica toda empolgada, até seu pai confessar que tem pesadelos com o Teste dele. Ela então vai preparada para a prova. Quando o teste realmente começa, podemos perceber que ele não só quer avaliar conhecimentos dos alunos, mas outros atributos.

Não há como não fazer comparação com Jogos Vorazes. Pelo menos em Jogos Vorazes eles sabem para quê estão sendo enviados. No Teste não.

Na tradução/digitação achei alguns erros, alguns grosseiros, que tiraram o sentido da frase. Uma pena pois tirou um pouco do brilho de uma história tão boa.

Fazia tempo que não lia um livro que me trazia tantas emoções, me deixava nervosa e ansiosa.

Cia é uma personagem muito legal, forte, inteligente, corajosa. Uma das poucas mocinhas que gosto desde o início. Geralmente são meio bobas e a gente aprende a gostar durante o livro. Ou odeia do início ao fim. Não Cia. Consegui gostar dela ainda mais a cada página. 

Adorei a capa, ela mostra o símbolo do bracelete de Cia. É em auto relevo. Também tem alguns números, que não faço ideia do que quiseram representar, talvez o número de participantes no Teste. 

Achei que a história foi bem contada, não teve muita enrolação. Estou ansiosa pela sequência, a trilogia já foi toda lançada. 

É um ótimo livro para quem gosta de distopias, meu gênero de livro favorito.

Beijos

:-Deise

 
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Difícil não comparar né? Jogos vorazes, Starters... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil mesmo não fazer a comparação. Esqueci de colocar na resenha, mas a sequência já saiu. Livro muito bom mesmo!

      Beijos

      Excluir