28 novembro 2014

Resenha Feios


Título: Feios
Autora: Scott Westerfeld
Editora: Galera da Record, 2013. 415 páginas.
Comprar: Submarino, Saraiva, Amazon

















Sinopse:

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Há muito tempo eu havia lido uma resenha sobre esse livro em um blog e fiquei curiosa, mas deixei pra lá, até encontrar uma promoção no Submarino onde ele era vendido por R$10,00. Comprei somente o primeiro, pra ver se gostava, caso eu gostasse iria comprar os outros. 

Esse livro é narrado em terceira pessoa.

Tally é uma garota comum, mas que vive em uma sociedade em que ao se fazer 16 anos, passam por uma cirurgia obrigatória que os transforma em pessoas realmente belas. Tally está ansiosa por essa cirurgia, quer deixar de ser uma feia e passar o resto da vida bela e feliz.

Mas sua amiga Shay não pensa assim e prefere fugir para a "Fumaça" onde pode ser quem realmente é, com suas características próprias, que a definem. 

Como a maioria dos livros que leio, a personagem principal vai amadurecendo no desenrolar da história. Tally é muito boba no início, meio cega para o que acontece ao seu redor. É bacana acompanhar seu crescimento.

Shay é muito bonita, mesmo com as características que a sociedade definem como feia. 

Uma coisa que o livro ensina e que concordo é que a há uma definição de quais pessoas são as mais bonitas e com isso há uma ideia de que elas serão as que terão maior sucesso. As pessoas que não se encaixam neste padrão de beleza são descartadas, deixadas de lado, até mesmo sofrem por não se encaixar neste perfil. Nossa sociedade dá muita ênfase neste padrão de beleza deturpado. 

Tally quer se encaixar no padrão de beleza de sua sociedade e faz o que é necessário para conseguir. Mas algo vai acontecendo devagarinho e ela vai abrindo os olhos. É muito bacana ver quando as pessoas acordam pra realidade ao seu redor. 

David é um fofo, que se importa realmente com as pessoas, não com sua beleza.

Achei um livro muito bem escrito. Quero ler a sequência, mas as resenhas sobre os últimos não me deixaram muito entusiasmada.



Beijos

:-Deise
Comentários
1 Comentários

Um comentário: