26 março 2013

Resenha Corajosos

Corajosos - A Honra Começa em Casa

Randy Alcorn, baseado no roteiro de Alex Kendrick & Stephen Kendrick



Sinopse:

Como policiais, Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. 

A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. 

Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. 

Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A “Resolução” acaba tomando uma proporção maior do que o imaginado e se tornando um valioso instrumento para transformar centenas de vidas. 

Baseado no filme homônimo de Alex e Stephen Kendrick, Corajosos mostra como a relação com os pais pode marcar profundamente – para o bem ou para o mal – a vida de uma pessoa.



Confesso que no decorrer da leitura fiquei muito surpresa. Não sabia que a Editora Arqueiro lançava esse tipo de livro. Acreditava que se fosse lançado, teria mais chance se ser lançado pela Sextante. É um livro que fala abertamente sobre Deus, a Palavra e as consequências das decisões de cada pessoa.


O livro foi escrito por Randy Alcorn, baseado no roteiro do filme Corajosos, que foi escrito por Alex Kendrick & Stephen Kendrick. Os mesmos escritores dos roteiros de A Virada, Desafiando Gigantes, A Prova de Fogo e agora Corajosos. Filmes cristãos, de excelente qualidade.



O livro O Desafio de Amar também foi escrito pelos irmãos Kendrick, baseados no filme A Prova de Fogo. Já li esse livro e muitas vezes me baseio nos ensinamentos dele para ajudar meu casamento

Alex Kendrick participa dos filmes também como ator. 
 
Nesse livro acabamos descobrindo um pouquinho mais sobre Caleb Holt, aquele personagem principal de A Prova de Fogo. 

Os policiais do livro passam por situações muito parecidas com os policiais da vida real. É tão comum os policiais serem advertidos ao cumprirem seu dever. Arriscam as vidas todos os dias e às vezes parece que isso de nada vale.

Em Corajosos há discussões sobre aborto, a naturalidade do divórcio nos dias atuais. Há também muitos versículos e os personagens meditando neles.

Possui personagens mega cativantes.  Quando Javier aparece, quando as dificuldades surgem, quando seu milagre acontece, não consigo me conter, e logo meus olhos estão cheios de lágrimas.

Nas primeiras páginas já temos cenas de muita ação. Acabei achando que Nathan seria o personagem principal, mas o enredo se foca mais nos problemas de Adam  

Adam é relapso com  a família, e a vida dele me faz lembrar como agimos com a nossa família. Não me considero uma mãe relapsa, mas muitas vezes estou com minha filha do lado, estamos assistindo TV, cada uma focada em uma coisa, ao invés de estarmos desfrutando da companhia uma da outra. Isso me tocou muito. Tenho tentado mudar isso, desfrutar mais da minha família. 

Depois de uma tragédia que assola a vida de Adam, ele começa a se esfroçar mais com a família, para melhorar seu relacionamento com eles. 

Uma atitude de Nathan me lembrou a Selena nos livros da Robin Jones Gunn. Tão emocionante quanto. 

Um dia resolvi ler antes de dormir. Os acontecimentos me levaram às lágrimas e não consegui dormir. Fiquei muito tempo meditando sobre ele, me colocando no lugar dos personagens. Sério, fiquei super abalada, não conseguia voltar a ler. Mas o livro era muito bom para ser deixado de lado.  Logo superei e devorei o restante, aprendendo com os personagens. 

Os pais deste livro resolvem tomar uma atitude, tornar-se pais presentes, influenciar a vida dos filhos, e para que cumpram o que decidiram é preciso coragem, e para serem corajosos, somente com a ajuda de Deus.   

Parafrasenado: Eu escolho ser grata pelo tempo em que passo na companhia dos meus amados!!!

Livro super indicado, leva 5 estrelinhas!!!  

Beijos

:-Deise


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário