25 outubro 2011

Crianças e os dentinhos

Quem convive comigo sabe como foi minha sina com a Isabela, em questão dental.
Logo que sairam os dentinhos dela comprei essa escovinha para dentinhos de bebê, e uma pasta de dente baby, que não tem flúor.




Ela não gostava muito que eu escovasse e eu não insistia. Até que um dia resolvi insistir um pouco mais e descobri que ela tinha cárie no dente de trás. Fiquei super chateada e a levei ao dentista. Lá descobri que ela não tinha uma cárie, mas 4, todas nos dentes de trás.

A dentista recomendou a mudança da pasta, para uma que tinha flúor, pois dentes com cárie precisam dele. Então passei a usar uma escova para crianças até 2 anos e depois a escova para crianças de 2 à 5 anos.



Fui inúmeras vezes ao dentista, mas a Isabela só chorava. Tentamos tratar os dentinhos na marra, segurando os bracinhos e as perninhas dela. Foi um verdadeiro tormento. Também mudei de dentista inúmeras vezes, pois ninguém queria tratar criança difícil.

Uma das dentistas me explicou que existem 3 fatores para cáries em dente. Má alimentação, má higiene e genética. A Isabela tinha problema com os 3 fatores.

A pequena chegou a ter dor de dente, o rostinho ficou inchado. Nossa, quase morri do coração, me culpava o tempo todo por não ter obrigado ela a aceitar a escovação.

Uma das dentistas me disse para ir em outra dentista e pedir o cariostático. Ele é tipo um remédio que passam no dente e onde tem cárie, deixa o dente preto. Por isso quase nenhum dentista utiliza, mas é bom que estabiliza as cáries, não deixam que elas cresçam mais. Fico me perguntando porque cargas d'água nenhum dos 8 dentistas anteriores tinha me passado esse bendito cariostático. Poxa vida, as cáries se multiplicaram, aumentaram exponencialmente de tamanho e parece que ninguém além de mim se importava!!!

Levei à outra dentista que passou o bendito remédinho. As cáries se estaliziram e enquanto isso tentávamos arrumar alguns dos dentinhos dela. Fizemos à força, e infelizmente a dentista não viu que ficou um restinho de cárie. O tempo passou e a cárie destruiu o dente por dentro da massinha. Perda total.

Mudei novamente de dentista e dessa vez resolvi deixar  plano dental de lado e encarar os gastos com os dentinhos. Levei à uma dentista que cuidou dos dentes do meu marido quando ele era criança. Paguei o tal cheirinho, que deixa a criança mais relaxada. A Isa se apaixonou pela "tia Patrícia". Ama ir lá e ganhar um prêmio. 

Há 15 dias terminamos de arrumar todos os dentinhos da minha pequena. 
Balanço geral: perdeu 2 dentes, fez um canal, tinha mais um dente com cárie por baixo da massinha. Mais um monte de restaurações. Agora ela usa um espaçador para garantir que os dentes não irão se juntar, no lugar dos dentes que não existem mais, e os permanentes poderão nascer no lugar certo.

Gastamos uma grana muito boa, mas valeu a pena. A tortura acabou e ela deverá ir ao dentista uma vez a cada 3 meses, pois é paciente de risco. 

Infelizmente hoje ela está com a gengiva inchada e terei que levá-la ao dentista. A baixinha bateu a boca na porta, deixando o dente mole e esse mega hematoma, que surgiu após 20 dias depois da batida. Mas não é nada comparado com o que ela já passou.


Hoje nosso ritual da hora de dormir envolve: primeiro ela escova os dentes, depois eu escovo o dente dela. Então ela passa o fio, depois eu passo o fio. Depois escovo com uma escova de 2 tufos. Essa escova é mais dura e me ajuda a limpar bem os dentes do fundo. E quando não estamos cansados demais, ela passa enxaguatório que deixa a boca azul.



Fica aqui minha dica para as mamãe e papais. Não deixem de cuidar dos dentinhos dos baixinhos. Se a criança tiver cárie, vocês terão uma mega dor de cabeça.
Saúde bucal é super importante!!!!

Beijos 

:-Deise




Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ai Deise... isso é realmente muito importante mesmo... trabalhei com odontopediatria e é de cortar o coração ver os pequenos com os dentinhos todos estragados e sofrendo tanto com o tratamento....Por isso as mamães devem tomar esse cuidado desde cedo, começando com a higiene bucal antes mesmo do nascimento dos dentinhos, assim as crianças vao se acostumando com esse 'carinho' durante a limpeza e evitaremos futuros sofrimentos....
    Espero que a Isa continue com os dentes lindões agora que estão tratadinhos....bjos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Raquel, devemos cuidar desde cedo. Eu aprendi errando, se tiver um outro filho, não erro novamente.

    Beijos

    ResponderExcluir